quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Novo método de avalição


Portfólio

O portfólio é uma ferramenta de avaliação diferenciada. A raiz da palavra portfólio vem das palavras italianas “portare”, que significa “levar”, e “foglio”, que significa “papel” ou “folha” (KEMP e TOPEROFF, 1998, p. 5). Um portfólio é um conjunto de trabalhos que pode demonstrar o progresso e o perfil das habilidades de um aluno ao longo do tempo (O´MALLEY e VALDEZ PIERCE, 1996, p.5; KEMP e TOPEROFF, 1998, p. 2; SISTÊLOS, 1999, p. 63; QUEBEC, 2002, p. 11).
O uso de portfólios para avaliar o desempenho do aluno começou no final da década de 1980, principalmente em universidades norte-americanas (BARRETT, 2005, p.2). Em 2000, um novo modelo de portfólio, com base em tecnologias eletrônicas, foi proposto por BARRETT (2000). Este modelo de portfólio é usado em vários países.
O portfólio eletrônico, como definido por BARRETT (2000, p. 1), é o uso de tecnologia que possibilita ao aluno colher e organizar os artefatos em vários formatos. BARRETT (2005, p. 5) esclarece que o portfólio eletrônico usa metodologia eletrônicas como embalagem dos trabalhos, permitindo ao aluno reunir e constituir artefatos de vários tipos de mídia como áudio, vídeo, gráfico e texto, usando links de hipertexto para organizar o material, conectando a ênfase aos objetivos pessoais ou aos padrões da escola ou instituição.

Introdução

Este Portfólio tem por finalidade registrar tudo que foi visto nas aulas de Prática e instrumentação para o ensino da matemática II. Ministrada pela professora Carma.
É uma forma dinâmica de aprendizagem, pois os alunos buscam novas formas de conhecimento, não só na teoria como também na prática.
O Portfólio ajuda o aluno no seu desenvolvimento, trazendo grandes benefícios não somente de criar trabalhos, mas também na elaboração de projetos, pois meche com seu raciocínio lógico e com sua desenvoltura na elaboração dos mesmos.